Palombar

pesquisa
  • Projetos

Projetos

Conservação da natureza e do património rural 

Scroll Down
A Palombar desenvolve e integra vários projetos nacionais e internacionais, através dos quais cumpre a sua missão de conservar a biodiversidade e os ecossistemas e preservar o património rural construído. Os diversos projetos da organização contam com a colaboração de várias entidades parceiras. Alguns desses projetos estão a decorrer atualmente e outros já foram concluídos.

 

2020

Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre

É aprovada pelo Fundo Ambiental a candidatura da Palombar "Avaliação da Vulnerabilidade da Fauna Silvestre ao Uso Ilegal de Venenos e Reforço da Rede de Sentinelas contra o Furtivismo", desenvolvida em parceria com a Universidade de Oviedo, em Espanha, que veio reforçar e integrar o projeto Sentinelas para criar uma Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre.

Estação de Anilhagem

A Palombar cria a primeira Estação de Anilhagem de Esforço Constante (EAEC) em Trás-os-Montes, localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso), com o principal objetivo de contribuir para o estudo científico da avifauna presente na região.

2019

Sentinelas

É aprovado o projeto 'Sentinelas – marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal'. Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e realizado em território da Rede Natura 2000, em parceria com a Universidade de Oviedo, em Espanha.
1
2

CENSO NACIONAL DO LOBO-IBÉRICO 2019-2021

A Palombar ficou responsável pelo 'Lote 3 - Nordeste' do Censo Nacional do Lobo-ibérico 2019-2021, coordenado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 
2
1

COLABORAÇÃO COM A UNIVERSIDADE DE OVIEDO

A Palombar celebra um protocolo de colaboração com a Fundação Universidade de Oviedo (FUO), em Espanha, com vista ao desenvolvimento de vários projetos na área da conservação da natureza e da biodiversidade, em parceria com esta instituição de ensino superior.  
1
2

2018

ConnectNatura

É aprovado o projeto da Palombar 'ConnectNatura – Reforço da Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas e Criação de Condições de Conectividade entre Áreas da Rede Natura 2000'. Tem financiamento do Fundo Ambiental.
1
2

POR UMA GOTA

A Palombar integra o consórcio SACR – Sensibilização Ativa da Comunidade Rural, juntamente com a AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, no âmbito do qual foi desenvolvido o projeto 'POR UMA GOTA – pelo uso eficiente da água'. Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental.
2
1

2016

Junto à Terra - EDP

Desde o ano letivo 2016/2017 que a Palombar é parceira da componente prática do projeto Junto à Terra (JaT), um projeto de educação ambiental dirigido para a comunidade escolar que nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e Foz Tua.  
1
2

2015

Life Rupis

Em 2015, foi aprovado o projeto LIFE Rupis, no qual a Palombar participa como parceira. Este projeto tem como objetivo reforçar as populações de britango e de águia-perdigueira no vale do rio Douro.
2
1

2012

Grupo Nordeste

Desde 2012, a organização integra a equipa do Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável, que tem vindo a implementar as Medidas Compensatórias do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, financiadas pela EDP.
2

2007

Pombais tradicionais - REN

Recuperação de cinco pombais tradicionais no âmbito das Medidas Compensatórias da Linha Mogadouro – Valeira, financiadas pela REN – Redes Energéticas Nacionais
1

PEAR

Entre 2007 e 2009, a Palombar foi uma das seis organizações locais envolvidas na implementação do 'Plano de Emergência para a Recuperação de Três Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional' (PEAR).
1
2

2002

Palombar SP2.P5/02

Implementação do projeto Palombar – SP2.P5/02 – Recuperação e Valorização dos Pombais Tradicionais, promovido pela CoraNE, no âmbito da Cooperação Transfronteiriça Interreg III A.
1
2