Palombar

pesquisa
  • Sentinelas

Sentinelas

Marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal

Scroll Down
É aprovado o projeto 'Sentinelas – marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal'. Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e realizado em território da Rede Natura 2000, em parceria com a Universidade de Oviedo, em Espanha.

12 Outubro, 2019

Sentinelas

Sentinelas
O 'Sentinelas – marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal' é um projeto da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural que tem como principal objetivo criar uma rede de sentinelas através da marcação, com dispositivos GPS e anilhas/marcas alares, de exemplares de grifo que possibilite obter informação sobre o uso ilegal de venenos no norte de Portugal, o qual representa um sério problema para a conservação da biodiversidade e para a saúde pública.

Este sistema permitirá obter dados sobre mortalidade por envenenamento da fauna silvestre e sobre a distribuição espácio-temporal do risco/exposição aos venenos para espécies necrófagas, de forma rápida, eficaz e com custos relativamente baixos, pois proporciona um sistema de seguimento passivo da atividade biológica dos animais (i.e. sem ter técnicos/vigilantes no campo no campo a fazer monitorização específica para esse fim) e permite ainda uma melhor avaliação da dinâmica e situações reais no terreno (i.e. não alterada pela presença de observadores).

De forma complementar, o projeto contribuirá para avaliar outras ameaças para as aves necrófagas, como mortalidade em linhas elétricas ou parques eólicos, e também obter informação sobre a disponibilidade de alimento no campo para estas espécies, sobretudo cadáveres procedentes das atividades pecuárias extensivas, os quais são fundamentais para a manutenção e conservação das suas populações.

Além disto, poderá ser obtida informação adicional sobre potenciais conflitos entre algumas atividades humanas tradicionais, como a caça ou a pecuária, e predadores nas zonas de implementação do projeto.
 
Site www.sentinelas.pt
Parceiro Universidade de Oviedo 
Território Rede Natura 2000
Financiamento Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética