Palombar

pesquisa
  • SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Envolver as novas gerações e toda a comunidade na conservação da Natureza 

Scroll Down
Sensibilizar e educar para a conservação da Natureza, através de uma relação pedagógica, de proximidade e cooperação, é a chave para assegurar um futuro sustentável para a vida na Terra. A Palombar promove ações de sensibilização e educação ambiental dirigidas a públicos diversificados e de diferentes faixas etárias, através de Programas Escolares, Programa de Sensibilização Ambiental, criação de Conteúdos Didáticos, Atividades no Campo, Culturais e Socioeducativas, Cursos, Jogos, Teatro e Festivais Ecológicos.

 

PROGRAMAS ESCOLARES

Inseridos em projetos de conservação da Natureza, os Programas Escolares desenvolvidos pela Palombar visam sensibilizar a comunidade escolar para a importância de proteger e conservar o património natural, nomeadamente a fauna, a flora e os ecossistemas. Estes programas são desenvolvidos em contexto escolar.

ESCOLA AMIGA DA NATUREZA
Torne a sua escola pioneira na conservação da Natureza ao integrá-la na rede abrangida pelos nossos Programas Escolares. Leve os/as seus/suas alunos/as para participarem e aprenderem com os nossos programas e ações de sensibilização ambiental. Faça com que a sua escola seja Amiga da Natureza! Contacte-nos a demonstrar o seu interesse. 

ESCOLAS ABRANGIDAS
Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro EB1 e EB23/S
Agrupamento de Escolas de Vimioso EB1 e EB23

 

PROGRAMAS ESCOLARES

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Desenvolvido em parceria com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, este programa tem como público-alvo grupos escolares de todo o país interessados em saber mais sobre a riqueza natural e cultural do Planalto Mirandês.
O programa tem a duração de dois dias e integra visitas ao Centro de Valorização do Burro de Miranda, na aldeia de Atenor (Miranda do Douro), onde os/as alunos/as têm a oportunidade de ficar a conhecer esta raça autóctone e a passear na sua companhia, e ao Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais, onde poderão conhecer a ecologia destas construções, ao longo de um percurso orientado pela aldeia de Uva (Vimioso). 

 

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

CONTEÚDOS DIDÁTICOS

Criamos conteúdos didáticos diversos, como folhetos sobre o risco do uso de venenos, caderno sobre aves necrófagas, livros informativos e plataformas na internet, entre outros, que utilizamos, divulgamos e distribuímos no âmbito de projetos e ações de sensibilização e educação ambiental. 

 

CONTEÚDOS DIDÁTICOS

JOGOS e TEATRO

Desenvolvemos jogos e peças de teatro didáticos que visam, num contexto lúdico, pedagógico, informal e de proximidade, sensibilizar a comunidade para temas relacionados com a conservação da fauna, da flora e dos ecossistemas.
 

 

JOGOS e TEATRO

ATIVIDADES NO CAMPO, CULTURAIS e SOCIOEDUCATIVAS

Promovemos atividades no campo para proporcionar o contacto direto com a Natureza e a descoberta do território, como o Ciclo à Descoberta do Nordeste Transmontano, o Novembro pela Floresta e o Eurobirdwatch; Culturais, nomeadamente o nosso Ciclo de Cinema, e exposições dedicados a temas ambientais, e ainda ações Socioeducativas junto da comunidade.
 

 

ATIVIDADES NO CAMPO, CULTURAIS e SOCIOEDUCATIVAS

FESTIVAIS ECOLÓGICOS

Organizamos - ou integramos a organização, em cooperação com vários parceiros - diversos festivais ecológicos cujo conceito tem como foco a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, como o Sons & Ruralidades - Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares (realiza-se em maio) e o ObservArrivas (maio/junho).
 

 

FESTIVAIS ECOLÓGICOS