Palombar

pesquisa
  • PEAR

PEAR

Recuperação de três espécies de aves rupícolas

Scroll Down
Entre 2007 e 2009, a Palombar foi uma das seis organizações locais envolvidas na implementação do 'Plano de Emergência para a Recuperação de Três Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional' (PEAR).

1 Setembro, 2007

PEAR

PEAR
A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural foi parceira na implementação das ações do 'Plano de Emergência para a Recuperação de Três Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional' (PEAR),o qual foi implementado entre setembro de 2007 e agosto 2009 e financiado pela EDP - Energias de Portugal.

Este projeto, fruto de uma iniciativa Business and Biodiversity, teve como objetivo geral inverter o declínio de três espécies de aves rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI): cegonha‐preta (Ciconia nigra), abutre-do-Egito (Neophron percnopterus)  e águia-de-Bonelli (Aquila fasciata).

Os objetivos específicos do plano foram: melhorar as condições de habitat de alimentação daquelas aves rupícolas; aumentar a produtividade das suas populações; diminuir a incidência dos fatores de mortalidade e perturbação associados a atividades humanas, nomeadamente as infraestruturas de produção, transporte e distribuição de energia elétrica; aumentar o conhecimento acerca das áreas de alimentação e de dispersão das espécies em causa e melhorar a imagem das espécies visadas perante a população local.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF foi o responsável pelo acompanhamento técnico das ações do plano. 

Território PNDI
Financiamento EDP