Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

22 Abril, 2024

Técnicos da Palombar fazem formação em Ovoscopia para melhor proteger a águia-caçadeira

Técnicos da Palombar fazem formação em Ovoscopia para melhor proteger a águia-caçadeira

Técnicos da Palombar na formação. Fotografia Palombar.

Um grupo de técnicos da Palombar realizou, no dia 26 de março, uma formação em Ovoscopia no Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-UTAD), em Vila Real.

Esta formação surge enquadrada nos trabalhos desenvolvidos pela Palombar, em colaboração com o CRAS-UTAD, no âmbito do projeto Searas com Biodiversidade: Salvemos a Águia-caçadeira, que tem como objetivo principal proteger esta espécie e evitar a sua extinção no território nacional.

Com esta formação, os técnicos da Palombar desenvolveram competências para avaliar de forma mais aprofundada e eficaz o estado de desenvolvimento dos embriões dos ovos de águia-caçadeira (Circus pygargus), também denominada por tartaranhão-caçador (Circus pygargus).

Nas ações de resgate e salvamento desta espécie realizadas pela Palombar, em muitos casos, os ovos têm de ser recolhidos para evitar a sua destruição, sendo, depois, a incubação realizada em ambiente artificial. As crias, quando atingem a idade indicada, são devolvidas à natureza, após passar por um período de adaptação numa estrutura de aclimatação. A formação teve uma componente teórica e outra prática, com recurso a ovos de galinha.

O que é a ovoscopia?

A ovoscopia é um método usado em embriologia para estudar o crescimento e desenvolvimento de um embrião dentro de um óvulo. O método usa uma fonte de luz brilhante atrás do ovo para mostrar o seu interior, em específico o embrião, através da casca.