Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

4 Novembro, 2020

Combate à cana-comum integra ações da 1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

Combate à cana-comum integra ações da 1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

Corte de cana-comum na Ribeira da Vilariça, em Torre de Moncorvo. Fotografia Palombar.

A 1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI) decorreu de 10 a 18 de outubro organizada pela equipa da Plataforma INVASORAS.PT, com o objetivo de aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível nacional e combater esta ameaça. No âmbito desta iniciativa, foram organizadas, em todo o território nacional, ações diversificadas de combate às espécies exóticas invasoras em Portugal.

Enquadradas no Grupo Nordeste (www.nordeste.eu), a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e a Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano (APFNT) contribuíram para as ações da 1.ª SNEI, através de uma ação de combate à cana-comum (Arundo donax), uma espécie invasora, na Ribeira da Vilariça, em Torre de Moncorvo.

Durante esta ação, que teve lugar de 12 a 26 de outubro, um grupo de quatro colaboradores da Palombar e quatro da APFNT procedeu ao corte e à remoção de canaviais de Arundo donax. Esta espécie invasora é considerada uma praga para rios, lagos e ribeiras devido à sua rápida propagação e consumo excessivo de água.


Combate à cana-comum na Ribeira da Vilariça, em Torre de Moncorvo. Fotografia Palombar.


A cana-comum provoca a diminuição dos caudais de água e contribui para a seca, afetando também o desenvolvimento de plantas ribeirinhas autóctones. Esta é uma espécie muito resistente, de difícil eliminação e, quando secas, facilitam a propagação de incêndios.

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, regional e local, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental, assim como no plano socioeconómico.

Saiba mais sobre as espécies invasoras em www.invasoras.pt