Palombar

pesquisa

 

Scroll Down

60.º CTVI | RECUPERAÇÃO DE POMBAL TRADICIONAL

O 60.º Campo de Trabalho Voluntário Internacional (CTVI), dedicado à recuperação do património rural, é organizado pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, em parceria com a associação francesa Rempart, o Município de Vimioso e a União das Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, e decorre entre os dias 6 e 17 de julho, na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso (Bragança).

Durante este CTVI, serão realizadas atividades de recuperação de um pombal tradicional, com recurso a técnicas de construção tradicionais, que utilizam materiais ecológicos e sustentáveis. Estas estruturas têm um valor cultural, arquitetónico e ecológico fundamentais e o seu restauro e manutenção são essenciais para assegurar a conservação do património rural e natural da região de Trás-os-Montes.

*A data de realização desta atividade poderá ser alterada ou a atividade cancelada em função das medidas implementadas pelas autoridades de saúde e pelo Governo para combater a pandemia de COVID-19.

 

INSCRIÇÃO

A inscrição no 60.º CTVI pode ser realizada por todas as pessoas maiores de 18 anos.
Número máximo de participantes: 14. 

Preço (inclui alojamento, refeições e atividades de lazer) 
Preço geral 120€
Sócios/as da Palombar 100€

*Caso a atividade venha a ser cancelada em função das medidas implementadas pelas autoridades de saúde e pelo Governo para combater a pandemia de COVID-19, o valor da inscrição será devolvido na totalidade. 

PROGRAMA

Em todos os dias do 60.º CTVI, o período da manhã será dedicado aos trabalhos de recuperação e as tardes serão maioritariamente preenchidas com atividades de lazer para descoberta do território.

Programa diário


7:00 - 13:00 Recuperação do pombal 
13:00 - 15:00 Almoço
15:00 - 19:30 Atividades de lazer
19:30 - 21:30 Jantar

Atividades a realizar durante o 60.º CTVI

- Remoção do reboco danificado do pombal
- Reconstrução das paredes do pombal, se necessário
- Reparação  do telhado, se necessário
- Preparação da argamassa de calcário
- Caiar as paredes

Todos os trabalhos serão liderados por um técnico de construção tradicional/sustentável. As informações sobre o material de proteção individual a utilizar serão dadas aos participantes após a realização da inscrição. 

Atividades de lazer

- Visita ao Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais
- Visita ao Centro de Valorização do Burro de Miranda
- Visita ao Castelo de Algoso
- Caminhadas e observação de aves
- Visita ao Miradouro Fraga do Puio e ao Ecomuseu Terra Mater

NOTA: A Palombar reserva-se o direito de alterar o plano de atividades.