Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS


Scroll Down

15 Outubro 2025

Jovens exploraram a natureza e o céu do Nordeste Transmontano

Jovens exploraram a natureza e o céu do Nordeste Transmontano

Grupo de jovens que participou no Campo de Verão do projeto em Portugal. Fotografia Duarte Pinto/Palombar.

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural organizou, no âmbito do projeto “Exploring Nature and the Cosmos - A Journey through Wildlife, Sky and Plants", em parceria com a Cultural Pro APS e o Biodistretto Lago di Bolsena, dois campos de verão, um em Portugal e outro em Itália, que decorreram no mês de julho. Financiados pelo programa Erasmus + da União Europeia, estes campos, para além de uma experiência educativa, proporcionaram momentos de imersão na Natureza e uma viagem sobre a compreensão da ecologia e astronomia dos territórios.

No primeiro campo de verão, realizado de 1 a 8 de julho de 2025, participaram jovens portugueses e italianos, que foram acolhidos na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, onde está localizada a sede da Palombar. Durante este campo, foram dinamizadas diversas atividades nos concelhos de Vimioso e Miranda do Douro.

O início: encontro entre montes

Sob o sol alto do dia 1 de julho, a Palombar recebeu os primeiros participantes do campo de verão "Exploring Nature and the Cosmos". Esperámos pelos oito participantes italianos no aeroporto do Porto e dirigimo-nos para Vimioso, onde se juntaram os oito participantes portugueses que chegaram de autocarro às terras transmontanas.

O destino final foi o pátio do salão comunitário da aldeia de Uva, o espaço que acolheu a juventude visitante durante uma semana preenchida. Entre mochilas, apresentações e gargalhadas, o entusiasmo era muito. Foi o início de uma jornada que levaria o grupo a descobrir os segredos do céu e da paisagem, observando as estrelas, a biodiversidade e a cultura local.

A primeira manhã foi dedicada a “quebrar o gelo” e a apresentar o programa da semana, que incluiu atividades de astronomia, contacto direto com o território, conservação ambiental, experiências agrícolas e momentos interculturais.

Estabelecidos os primeiros laços, o grupo preparou-se para a primeira aventura: uma visita ao Campo de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN) localizado em Algoso e gerido pela Palombar. O biólogo Iván Gutiérrez, da equipa da Palombar, foi o guia da atividade, que mostrou uma das ações realizadas pela organização, que consiste em reforçar a disponibilidade de alimento no território para as populações locais de aves necrófagas, incluindo espécies ameaçadas como o abutre-preto e o britango.

A tarde desse dia ficou marcada por uma exploração astronómica no PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso. Após uma introdução a conceitos básicos de astronomia, o grupo desfrutou de um piquenique noturno, seguido de observação do céu estrelado, longe da poluição luminosa das cidades, num ponto de excelência de observação reconhecido no concelho de Vimioso.


Visita ao espaço dedicado à Astronomia no PINTA. Fotografia Duarte Pinto/Palombar.



Piquenique noturno. Fotografia Michele Torrigiani.


Mãos na terra e pés em festa


Na manhã do dia 3 de julho, os jovens participaram num projeto de recuperação de uma zona florestal próxima, ajudando na sinalização de espécies autóctones numa zona de eucaliptos. A tarde foi dedicada ao trato de olivais e pomares, ao lado de agricultores locais que transmitiram as práticas que usam no quotidiano.

No quarto dia, as atividades rurais estiveram novamente no centro dos desafios lançados aos jovens. Com vista para os montes de Uva e Algoso, o grupo ajudou na reconstrução do último pombal tradicional por restaurar nas imediações da aldeia.


Atividade de conservação da natureza, sinalização de espécies autóctones numa zona de eucaliptos. Fotografia Duarte Pinto/Palombar.


No dia 5 de julho, chega finalmente o ponto alto da semana, a Festa dos Pombais!


Na terceira edição da celebração do património paisagístico, juntaram-se residentes, visitantes e amantes da região, e os jovens do campo de verão dançaram e cantaram músicas tradicionais, divertindo-se com a comunidade. O grupo, prestável e cuidadoso, ajudou a equipa da Palombar a tornar este dia memorável e de felicidade partilhada, participando na montagem e nos trabalhos da festa.

O auge do laço entre os jovens e a valorização do território marcou-se pela inauguração do pombal restaurado. Este foi um marco simbólico do resultado do trabalho da Palombar ao longo dos seus 25 anos de história. Um feito conseguido através de parcerias valiosas com empresas de construção e plataformas de voluntariado nacional e internacional, que permitiram revitalizar estes ícones de arquitetura popular no horizonte da aldeia, revertendo a ruína da tradição.

Conservação ambiental e despedidas

Na tarde do dia 7 de julho, o grupo partiu para uma caminhada na Rota do Lobo, com início no PINTA e fim na Escola do Lobo-ibérico (ELI), em Vale de Frades. Durante o percurso, houve paragens para observação e interpretação de vestígios biológicos da fauna local, como camas de javalis, dejetos de raposa e marcas de corço.

À tarde, visitaram a ELI, um cento de interpretação dotado de uma coleção de peças únicas e criativas que promovem a compreensão da presença do lobo-ibérico na paisagem transmontana e no Parque Natural de Montesinho. O dia terminou na Regada, onde a AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino cuida de burros resgatados, experiência em que também puderam participar.

Na última noite, realizou-se um jantar especial, o último momento de folia e de conversas longas e animadas que consolidaram as amizades criadas e onde já se falava sobre a próxima vez em que iriam estar juntos.

Na manhã seguinte, entre abraços e despedidas, os jovens regressaram a casa para descansar e recarregar baterias antes da segunda parte da sua grande aventura de verão. O reencontro do grupo de oito portugueses e oito italianos decorreu uma semana depois, em Itália, na região do Lago di Bolsena.

Grupo que participou no campo de verão em Portugal. Fotografia Francisco Rocha.


Sobre o projeto


O projeto Exploring Nature and the Cosmos - A Journey through Wildlife, Sky and Plants tem como objetivo levar os jovens a contactarem de forma imersiva com a natureza e a astronomia, com vista a promover uma maior consciência ambiental e ação em prol da sustentabilidade do planeta. É coordenado pela associação italiana Cultural Pro APS, e tem como parceiros a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e a Biodistretto Lago di Bolsen. Financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia, decorre no ano de 2025. Através do cruzamento entre natureza, ciência e cultura, o projeto está centrado na realização de dois campos de verão que terão lugar em Portugal e Itália.