Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

14 Julho, 2022

Projeto Sentinelas já detetou cinco casos de ameaças para a fauna silvestre este ano em áreas protegidas

Projeto Sentinelas já detetou cinco casos de ameaças para a fauna silvestre este ano em áreas protegidas

Casal de milhafre-preto encontrado morto no ninho. Fotografia Palombar.

O projeto Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre da organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural já detetou e comunicou às autoridades competentes, só no primeiro semestre deste ano, cinco casos de ameaças para a fauna silvestre no distrito de Bragança e também na província limítrofe de Zamora, em Espanha.

Os casos reportados envolveram suspeitas de envenenamento, colisão com linha elétrica e eventos de causa desconhecida e afetaram um total de oito indivíduos de cinco espécies diferentes: abutre-preto (Aegypius monachus), milhafre-real (Milvus milvus), milhafre-preto (Milvus migrans), grifo (Gyps fulvus) e raposa (Vulpes vulpes). As análises e investigações estão em curso para apurar as causas de morte dos animais.

Todas as espécies de avifauna afetadas estão protegidas legalmente e duas delas encontram-se ameaçadas de extinção, como é o caso do abutre-preto e do milhafre-real. O abutre-preto é também uma espécie prioritária de conservação a nível nacional.

Os casos reportados em Portugal ocorreram em territórios da Rede Nacional de Áreas Protegidas, especificamente nos Parques Naturais do Douro Internacional e de Montesinho, e em áreas classificadas da Rede Natura 2000, nomeadamente nas Zonas Especiais de Conservação e Zonas de Proteção Especial Douro Internacional e Vale do Águeda e Montesinho/Nogueira, ou nas suas imediações.

O projeto Sentinelas tem revelado um grande potencial para detetar ameaças para a fauna silvestre e tem contribuído de forma significativa para promover uma maior proteção da biodiversidade em Portugal. Adicionalmente, tem gerado informação relevante para garantir uma melhor e mais eficaz gestão da fauna protegida no território nacional.

O projeto Sentinelas, financiado pelo Fundo Ambiental, é desenvolvido em territórios da Rede Natura 2000 e da Rede Nacional de Áreas Protegidas e tem como parceira a Universidade de Oviedo, em Espanha.

Os principais objetivos deste projeto são: monitorizar, através da marcação com dispositivos GPS, espécies sentinelas de aves e mamíferos que são mais afetadas por diversas formas de perseguição ilegal, bem como por outro tipo de ameaças de origem antrópica; avaliar a vulnerabilidade das espécies de fauna silvestre ao uso ilegal de venenos e analisar as perceções sociais e os níveis de tolerância de diferentes grupos de interesse relativamente às espécies de fauna silvestre.