Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

9 Novembro, 2021

Palombar falou sobre conservação do património rural e arquitetura vernacular no Fórum do Património 2021

Palombar falou sobre conservação do património rural e arquitetura vernacular no Fórum do Património 2021

Recuperação de um pombal tradicional na aldeia de Uva. Fotografia Palombar.

A organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participou com uma comunicação intitulada "Património Vivo – memórias de um povo, sementes para o futuro" no Fórum do Património 2021, que se realizou no dia 6 de novembro, na Central Tejo, em Lisboa.

A comunicação, enquadrada no painel "Comunidades Patrimoniais: metodologias e tecnologias de divulgação e participação", centrou-se no trabalho que a Palombar tem desenvolvido na vertente da conservação do património rural edificado e da arquitetura vernacular ao longo dos anos.

A Palombar considera que a arquitetura vernacular não deve ser fossilizada, mas antes revitalizada, através da atribuição de novos significados e funcionalidades. Para isso, a implementação de uma abordagem holística é fundamental para revitalizar este património e impulsionar e dinamizar o território. Este é, aliás, o desafio ao qual a Palombar tem procurado responder nas suas mais de duas décadas de trabalho.

O tema central do Fórum do Património 2021 deste ano foi "Património Vivo" e o objetivo principal foi promover um debate alargado sobre o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e sobre como este património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, por todas as pessoas. "Neste dia queremos mostrar o trabalho fundamental e impactante feito pelas associações do património em Portugal", destacou a organização.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas aqui.