Palombar

Pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

9 Junho, 2022

Palombar colabora com o projeto LIFE EUROKITE de proteção e conservação do milhafre-real na Europa

Palombar colabora com o projeto LIFE EUROKITE de proteção e conservação do milhafre-real na Europa

Milhafre-real. Fotografia Pedro Rego.

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, celebrou, em maio de 2022, um protocolo de colaboração com o projeto LIFE EUROKITE, coordenado pela Central European Society for Raptor Protection (MEGEG) e pelo Technical Office for Biology Mag. Dr. Rainer Raab (TB Raab).

Este projeto visa promover a proteção e conservação do milhafre-real (Milvus milvus) na Europa, numa abordagem transfronteiriça e com foco na redução da mortalidade da espécie associada a ameaças de origem antrópica, com recurso ao uso da telemetria, mais precisamente através da marcação de indivíduos com dispositivos GPS.

O milhafre-real é uma espécie ameaçada e legalmente protegida em Portugal, estando a população residente catalogada com o estatuto de ameaça “Criticamente em perigo” e a população invernante com o estatuto “Vulnerável”, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Também são espécies-alvo do projeto a águia-rabalva (Haliaeetus albicilla), a águia-imperial-oriental (Aquila heliaca) e o milhafre-preto (Milvus migrans).

Os principais objetivos do LIFE EUROKITE são: reduzir de forma significativa o impacto do envenenamento (redução do número de casos de envenenamento em 5% a nível da União Europeia) sobre as espécies-alvo; identificação e resolução de casos problemáticos de eletrocussão/colisão com infraestruturas humanas; redução da mortalidade de espécies por outras causas de origem antrópica e reforçar a população de milhafre-real em Espanha.