Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

8 Outubro, 2021

Observadas 46 espécies de aves no Eurobirdwatch 21 em Vilarinho dos Galegos

Observadas 46 espécies de aves no Eurobirdwatch 21 em Vilarinho dos Galegos

Eurobirdwatch 21, Vilarinho dos Galegos. Fotografia Angelica Battistelli/Palombar.

A atividade organizada pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural no âmbito do Eurobirdwatch 21 em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, nos dias 2 e 3 de outubro, reuniu 20 participantes em duas manhãs dedicadas às aves, durantes as quais foram observadas 46 espécies diferentes de avifauna.

Com as arribas do Parque Natural do Douro Internacional erguidas no horizonte, a impelir-nos para a comunhão com a Natureza, partimos à descoberta de Vilarinho dos Galegos – Trilho do Castro e do Contrabando (PR6 MGD) e deslumbramo-nos com a avifauna presente na região.

Entre as espécies observadas, destacamos o bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes), uma ave granívora, também conhecida por trinca-pinhões; o maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), uma espécie comum em zonas com massas de água, e o pardal-francês (Petronia petronia), uma espécie pouco comum que ocorre sobretudo em aldeias e zonas florestais. Consulte as listas completas de espécies observadas no dia 2 de outubro e no dia 3.

Este é o sétimo ano em que a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participa no Eurobirdwatch, uma iniciativa criada em 1993, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

O Eurobirdwatch é organizado pela BirdLife International e coordenado, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Todos os anos, reúne pessoas de dezenas de países para a observação de avifauna.