Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

19 Março, 2020

Junto à Terra: oficina sobre "A avifauna do Vale do Tua" leva alunos a descobrirem várias espécies presentes no território

Junto à Terra: oficina sobre

Fotografia Grupo Nordeste.

Nos dias 6, 9, 10, 12 e 13 de março, foram realizadas diversas atividades da componente prátida do projeto Junto à Terra (JaT) em território do Foz Tua (JaT Tua). O JaT é um projeto de educação ambiental dirigido para a comunidade escolar que nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacto na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e Foz Tua.

O Grupo Nordeste, que integra a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e a APFNT - Associação de Produtores Florestais do Nordeste Transmontano, promoveu, durante o JaT Tua, uma oficina dedicada ao tema "A avifauna do Vale do Tua", durante a qual alunos/as da região tiveram a oportunidade de conhecer várias espécies de aves presentes no território e a valorizar a biodiversidade da região. A Palombar e o Grupo Nordeste são parceiros da componente prática do projeto JaT.

Observação de aves. Fotografia Grupo Nordeste.


Fotografia Grupo Nordeste.


Aos alunos/as foi fornecido o Passaporte JaT Tua, um caderno didático com conteúdos de educação ambiental que é também um guia para as oficinas temáticas integradas nas atividades de campo, com uma componente vincada na valorização do território.


Passaporte JaT Tua. Fotografia Grupo Nordeste. 


A componente prática do projeto JaT pretende sensibilizar as novas gerações, através da realização de atividades junto à terra, ou seja, in loco, para a importância do seu contexto ecológico e ambiental, bem como dos recursos e património naturais. O grande objetivo é ensinar os mais novos a valorizar e a preservar a Natureza e a Biodiversidade dos territórios onde vivem.