Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

7 Outubro, 2020

Eurobirdwatch 2020 na Albufeira do Azibo: observadas 61 espécies de aves

Eurobirdwatch 2020 na Albufeira do Azibo: observadas 61 espécies de aves

Observação de aves na Albufeira do Azibo. Fotografia Rui Ferreira.

No âmbito do Eurobirdwatch 2020, a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural organizou uma jornada de observação de avifauna no dia 3 de outubro, na Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que contou com a participação de oito pessoas.

A Albufeira do Azibo, caracterizada pela sua larga massa de água, é um território privilegiado para a observação de espécies de aves aquáticas, mas não só. Envolvida por um mosaico florestal e agrícola, é possível também obsevar uma grande diversidade de aves.

Durante esta jornada dedicada à avifauna, foram observadas 61 espécies, entre as quais se destacam o milherango (Limosa limosa), o pato-colhereiro (Spatula clypeata), o borrelho-grande-de-coleira (Charadrius hiaticula) e o pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina). Poderá ver a lista completa de aves observadas aqui.


Borrelho-grande-de-coleira. Fotografia Luís Ribeiro/Palombar.


Este é o sexto ano em que a Palombar particia no EuroBirdwatch, uma iniciativa criada em 1993, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

O EuroBirdwatch é organizado pela BirdLife International e coordenado, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Todos os anos, reúne pessoas de dezenas de países para a observação de avifauna.