Palombar

Pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

20 Julho, 2022

Alunos da British School do Porto fazem voluntariado na Palombar

Alunos da British School do Porto fazem voluntariado na Palombar

Pombal tradicional. Fotografia Palombar.

Um grupo de jovens alunos da British School do Porto realizou atividades de voluntariado na organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, nos dias 28 e 29 de junho. O contributo fundamental dado por estes jovens surgiu no âmbito de ações de voluntariado regulares promovidas pela escola britânica e que beneficiaram a Palombar naqueles dois dias.

Os jovens e os docentes que os acompanharam puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela ONG de ambiente e também realizaram trabalhos de manutenção de pombais tradicionais, nomeadamente a caiação de duas dessas estruturas icónicas da região de Trás-os-Montes e da aldeia de Uva, no concelho de Vimioso, onde está localizada a sede da Palombar.

O trabalho voluntário dos jovens foi fundamental e ajudou a Palombar a cumprir uma das suas principais missões: restaurar e proteger o património rural e as técnicas tradicionais de construção, associando-o à conservação da natureza. Os pombais tradicionais são estruturas que contribuem de forma significativa para a promoção e conservação da biodiversidade. Os pombos fazem parte da dieta de várias espécies de aves de rapina ameaçadas em Portugal, como é o caso da águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), do açor (Accipiter gentilis) e do falcão-peregrino (Falco peregrinus), entre outras. Asseguram, assim, o sucesso reprodutor destas espécies e o aumento das suas populações. Estas edificações constituem igualmente um abrigo para várias espécies de fauna selvagem, entre as quais osgas, lagartixas, insetos e leirões.

A Palombar considera que o voluntariado assente numa abordagem pedagógica é fundamental para que os voluntários tenham uma maior consciência sobre o seu papel transformador enquanto agentes ativos na promoção da conservação da natureza e do património rural.

Com um grande espírito de entreajuda e de missão, os jovens assimilaram conhecimentos sobre o património edificado e natural da região e terminaram os dois dias de trabalho voluntário convictos da importância das suas ações. A Palombar faz um agradecimento muito especial à British School do Porto, aos alunos voluntários e aos docentes que contribuíram para cumprirmos, juntos, a nossa missão comum: conservar a natureza e o património rural.