Palombar

pesquisa

 

Scroll Down

"11 Burros, 11 Destinos": junte-se aos melhores guias de quatro patas para desbravar o Planalto Mirandês

A campanha "11 Burros, 11 Destinos", lançada pela AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino no dia 8 de abril e que tem a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural como parceira, apresenta os melhores guias de quatro patas, 11 Burros de Miranda, para desbravar 11 Destinos no Planalto Mirandês - região do Nordeste Transmontano de onde é originário o Burro de Miranda. Por descobrir estão lugares únicos, enquadrados numa paisagem deslumbrante e num território de uma riqueza natural, cultural e humana ímpar.

Um dos destinos propostos é o Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais (CIPT), localizado na aldeia de Uva, no concelho de Vimioso. Poderá visitar o CIPT na companhia da Lavanda - A Bela, uma burrita nova, mas muito responsável e protetora, nascida em 2015. O CIPT foi criado em 2014 pela Palombar com o objetivo de dar a conhecer os pombais tradicionais existentes na região do Nordeste Transmontano e é, ao mesmo tempo, um espaço de partilha de conhecimento das técnicas de construção do património rural. Além de divulgar o conhecimento sobre este tipo de construção, o CIPT é o ponto de partida para a descoberta dos pombais e do seu valor cultural, arquitetónico e ecológico.

Conheça os 11 Burros e os 11 Destinos propostos nesta campanha e desbrave o Planalto Mirandês na companhia dos melhores guias do território!

+ INFO sobre a campanha